A carreira do profissional de BI Por Diego Elias

Muitas pessoas me perguntam sobre a carreira de um profissional de Business Intelligence. Perguntas do tipo “Como começar na área de BI?”, “Qual certificação devo tirar?”, “Quais os pré-requisitos para ingressar na área?”. Essas perguntas são interessantes pelo fato de não ser tão fáceis de responder, nem mesmo por alguém que já é profissional da área, e você vai entender o porquê.

O profissional de BI possui formação mista. Esse é um ponto muito importante. Engana-se quem acha que este precisa apenas de entendimento tecnológico ou de sistemas. Na verdade o profissional necessita, além dessas características, conhecimento em negócios. Isso mesmo, negócios. Seria como mesclar TI e gestão em um ponto único. É importantíssimo conhecimentos básicos de finanças e contábil, pois provavelmente irá deparar com esses assuntos.

 

A visão de processos e gestão ajuda e muito também no entendimento da solução, tanto no desenvolvimento como na utilização. Possibilita a mediação de possíveis conflitos e impasses durante a implementação na organização, como também no desenvolvimento e interpretação das análises.

Talvez está aí o motivo de poucos se aventurarem nessa empreitada. A aversão de alguns profissionais da área de TI a negócios, torna o Business Intelligence não cobiçado por muitos profissionais.

 

É importante salientar que esta seria a formação desejável de um profissional de BI, não a obrigatória. Temos que lembrar que existem vários níveis na construção de uma carreira sólida, não só no BI, mas como em qualquer área. São percorridas diversas etapas na consolidação do conhecimento do profissional de BI “completo”.

Aos interessados em ingressar nesta área, digo que além do entusiasmo, foco, paciência, determinação, dedicação, vontade de aprender e persistência, é necessário mais alguns pontos:

 

  • Conciliar teoria e prática: A verdadeira aprendizagem se dá na junção desses dos pilares do conhecimento;

  • Conhecer as ferramentas, tecnologias e métodos disponíveis: a sintonia com o mercado ajuda a estar envolvido com as inovações para a área, além de ser um diferencial competitivo;

  • Estudar profundamente o Data Warehouse e sua modelagem multidimensional através das grandes referências bibliográficas: O DW é um dos grandes alicerces que está por trás do Business Intelligence. Por isso a extrema importância do conhecimento deste assunto;

  • Boa base em matemática, raciocínio lógico e estatística: Pode parecer redundante ou até sem importância, mas além de facilitar a análise das informações, o profissional com essas características tem facilidade em resolver problemas que quase sempre existem em um projeto de BI. Por isso, não subestime essas áreas;

  • Bom conhecimento nas tecnologias de banco de dados: Como dito acima, é necessário conhecimentos em diversas tecnologias. A diferença aqui é que além de necessário, é quase que obrigatório o profissional de BI conhecer bem os conceitos de banco de dados, incluindo a modelagem de dados.

Por fim, e não menos importante, gostaria de dizer, que como tudo na vida, AMOR e PAIXÃO naquilo que se faz é o que nos torna melhores a cada dia. Por isso, devemos sempre estar em constante aprendizado, pois nunca teremos a plenitude do conhecimento e o que na verdade nos torna melhores é o caminho percorrido até ele. E esse processo de constante melhoria é feito naturalmente quando amamos aquilo que fazemos. E isso é o que vai diferenciar sempre o amador de um expert. A figura abaixo ilustra exatamente o que estou expondo:

Fonte: G1

Amor, dedicação e o tempo é o que com certeza te tornará um grande profissional nesta ou em qualquer outra área. Se é isso que você acredita e está disposto a conviver, te desejo sucesso na sua jornada. Como mostrado na figura acima, rompendo a barreira da paixão, a tendência é que tornemos melhores a cada dia de forma muito mais prazerosa e muito mais fácil. Isso mesmo, quando amamos o que fazemos, não há trabalho difícil.

 

Gosto muito da seguinte frase e espero que sirva de reflexão: "Escolha um trabalho que você ame e não terá de trabalhar um único dia de sua vida." (Confúcio).

 

Enfim, espero que tenham gostado. Se algo aqui não ficou claro ou tiver alguma dúvida sobre a carreira de BI,  por favor, entre em CONTATO que terei o prazer em esclarecer.

 

Inscreva-se AQUI para receber os próximos artigos. Aproveite também e conheça os outros artigos na seção ARTIGOS.

 

Quer aprofundar nesse universo? Então conheça o revolucionário eBook BI Como Deve Ser - O Guia Definitivo através do site www.bicomodeveser.com.br.

 

 

Até o próximo artigo!

 

© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados.