O que é Business Intelligence? Por Diego Elias

São muitas as definições que encontramos em livros e Internet sobre o BI. Muitos desses conceitos são mal interpretados ou até mesmo distorcidos. Infelizmente muitos dos que definem o termo são pessoas com interesse na venda de ferramentas e soluções "milagrosas".

Por ser um conceito abstrato, algo que não é tangível, o BI é um pouco difícil de ser compreendido. Mas ao mesmo tempo é algo simples. "Mas como assim difícil e simples? Que paradoxo é esse?" Calma que tentarei desatar esse nó. 

 

BI é um termo criado pelo Gartner Group que define como "um termo genérico que inclui aplicações, infraestrutura, ferramentas e melhores práticas que permite o acesso e análise de informações para melhorar e otimizar decisões e desempenho".

A definição de BI da Gartner pode ser simplificada como um conjunto de técnicas e ferramentas que permite a organização e análise das informações para o suporte a tomada de decisão. E digo isso porque a única intenção é essa: a de transformar dados em informação decisiva.

 

Alguém pode perguntar: "Era só isso?" Eu respondo: "Sim!"
 

Mas BI vai além do que foi dito aqui. Engloba processos, pessoas, culturas, gestão da informação, negócios e muitos outros aspectos. O importante é entender que o propósito é simples (e realmente é), mas possui importância estratégica para o negócio. Sua implementação, essa sim, requer bastante atenção.

Veremos nos próximos artigos todas as peculiaridades inerente ao BI, nos aprofundando cada vez mais nesse assunto tão vasto.

Precisa de ajuda? Envie um e-mail através da área de CONTATOPara receber as próximas atualizações e artigos por e-mail, clique AQUI e inscreva-se.

 

Quer se aprofundar nesse universo? Conheça o revolucionário eBook BI Como Deve Ser - O Guia Definitivo através do site www.bicomodeveser.com.br.


 

Até a próxima!
 

© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados.