Open Analytics - Uma nova perspectiva para os dados púbicos Por Diego Elias

Você sabe o que é a LAI (Lei de Acesso à Informação) e para que serve? Pois bem, muito se tem falado sobre o assunto, porém pouco é visto por aí. Certo, mas você pode estar se perguntando logo de início: o que isso tem a ver com Business Intelligence (BI)?

 

A LAI é a lei de nº 12.527/2011 que regulamenta o direito de acesso às informações públicas, permitindo tanto pessoas físicas quanto jurídicas o recebimento de informações dos órgãos e entidades dos três poderes da União (Judiciário, Legislativo e Executivo) e de todas as esferas de governo (Estados, Distrito Federal e Municípios), sem a necessidade de qualquer tipo de motivação. O acesso à informação contribui de forma direta na maior participação do cidadão nas decisões do governo, cobrando maior eficiência nos processos, além de auxiliar o combate a corrupção.

Os dados disponibilizados pelos órgãos públicos muitas vezes não possuem o valor esperado para um análise eficiente e eficaz. Por falta de estruturação, má disponibilização, existência de inconsistências, pouca acessibilidade, ou até mesmo por falta de qualidade dos dados, o cidadão pode encontrar dificuldade em obter a informação esperada.  Como se não bastasse, o processo para obtenção da informação se demonstra algumas vezes traumática ao cidadão, que necessita, em alguns casos, enfrentar etapas sem necessidade aparente para a requisição dos dados e informações públicas. A grande burocracia e empecilhos para o acesso a essas informações nos faz questionar: cadê a transparência? 

 

 

OPEN ANALYTICS - BI NA PRÁTICA

O Open Analytics é um iniciativa de análise de dados públicos e abertos dentro de uma ferramenta open source (Pentaho) e uma base NoSQL. Esse projeto origina-se da necessidade de estruturação e disponibilização dos dados públicos em informações com valor analítico para o requisitante. O Open Analytics tem o intuito de fornecer o tratamento necessário a esses dados e disponibilizá-los em informações com qualidade ao cidadão e que permita maior flexibilidade de análise (que se trata hoje em uma das maiores deficiências existentes nos sistemas públicos).

 

O projeto é fruto da parceria entre os consultores Vinícius Oliveira e Diego Elias, ambos da área de Business Intelligence. Vinícius é consultor de BI e fundador do site Análise & Resultados. Diego é consultor de BI e fundador do BI NA PRÁTICA.

 

A formação etimológica da expressão "Open Analytics" tem a intenção de facilitar a compreensão do objetivo da iniciativa. "Open" tem duplo sentido, com ligação ao open source, como também em alusão à dados abertos (do inglês, Open Data). Já o "Analytics" tem acepção mais abrangente, referenciando o processo geral de interpretação, análise, exploração dos dados e informações.

 

O Open Analytics é armazenado em nuvem, e disponibilizado à qualquer pessoa dentro de um portal. O projeto possui um acervo inicial disponível, que terá o incremento gradativo de informações de diversos outros assuntos públicos, com o apoio da comunidade e dos feedbacks dos usuários. Após o cadastro, será disponibilizado também um e-mail que terá papel fundamental para que sugestões e críticas ajudem a melhorar cada vez mais o projeto.

 

O acesso ao portal é efetuado através do link www.openanalytics.com.br. Acesse e conheça agora mesmo essa iniciativa que já se demonstra promissora no âmbito tecnológico e social.

 

 

Continue acompanhando as novidades e artigos do BI NA PRÁTICA. Para isso basta se inscrever AQUI. Aproveite também e veja os outros artigos na seção ARTIGOS. Precisa de ajuda? Por favor, entre em CONTATO.

 

Até a próxima!

 

 

© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados.