Premissas para ter sucesso no BI Por Diego Elias

Muitos fatores são importantes para que o BI tenha sucesso. Sucesso que fará com que as organizações aumentem os lucros, reduzam os custos operacionais e melhorem a tomada de decisão. São aspectos que podem ser decisivos para o êxito do projeto.

Então, quais são as premissas necessárias (além de ter profissionais comprometidos e capacitados na área) que devem ser consideradas em uma implementação de BI?

Abaixo relaciono os fatores que considero os mais importantes:

 

  • Apoio da alta gestão: Com a falta de apoio da alta gestão empresarial teremos grandes dificuldades de, sequer, iniciar um projeto de BI. É a principal forma de conseguir a mobilização da organização para os objetivos do BI. Sem esse apoio, é necessário pensar muito antes de seguir em frente. Com o apoio já nos deparamos com várias barreiras, sem esse patrocínio as barreiras são praticamente intransponíveis.
     

  • Identificação dos stakeholders: Conhecer os interessados do BI com antecedência permite elucidar as necessidades que o sistema deverá abordar. Sabendo quem são os stakeholders permitirá também a você obter uma maior compreensão de como lidar com possíveis ruídos e melhorar a comunicação entre os envolvidos.
     

  • Levantamento de todos indicadores: É de grande importância conhecer todo o escopo de indicadores necessário ao projeto. O custo poderá ser alto se a necessidade aparecer lá na frente.
     

  • Escolha de ferramenta: Ferramenta cara não significa a melhor ferramenta. Deve sempre ser analisado a ferramenta adequada para cada organização. Cada empresa tem característica diferentes uma das outras, logo as necessidades variam. Deve ser analisado o tamanho do projeto e da empresa, além do usuários e porte da organização. Todas a ferramentas tem um custo-benefício associado às diferentes empresas do mercado.
     

  • Mapeamento correto da fonte dos dados: O mapeamento correto da origem dos dados permite a verificação da existência dos dados necessários para a geração do nosso maior insumo: informações. Sem a exatidão dessa etapa, todo o processo restante será prejudicado.
     

  • Mobilização dos usuários: Por último, mas não menos importante, precisamos mobilizar os usuários da solução. Mas a mobilização não deverá ser apenas ao fim do projeto, e sim, no início e durante o processo também. É muito importante ter os feedbacks dos usuários, e ao mesmo tempo eles perceberem o valor do BI e a importância da aplicação em suas organizações. Podemos dizer que os usuários são "patrocinadores" importantíssimos, pois sem eles, o BI dificilmente conseguirá fôlego para prosperar na empresa.

Com a aplicação dessas premissas o sucesso é praticamente garantido. Agora é arregaçar as mangas e fazer NA PRÁTICA!

 

Receba o aviso dos próximos artigos clicando AQUI.

© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados.