Pentaho - Visão Geral Por Vinícius Oliveira

O Pentaho Corporation é uma iniciativa pioneira da comunidade de desenvolvimento Open Source para proporcionar ferramentas de Business Intelligence (BI) para que as organizações melhorem sua performance, eficiência e efetividade na gestão da informação. O Pentaho Business Intelligence é a ferramenta open source mais utilizada do mundo, contendo um ambiente de desenvolvimento integrado e bastante poderoso.

O Pentaho surgiu com o desejo de alcançar uma mudança positiva no mercado de análise de negócio dominada por grandes vendedores que ofereciam produtos baseados em plataformas com custo elevado. A partir daí, cinco experientes desenvolvedores de sistemas (daí a origem do prefixo Penta) fundaram, em 2004, o Pentaho.

O Pentaho é uma solução completa de BI. Enquanto alguns não passam de portais com capacidade de executar relatórios e cubos OLAP, o Pentaho é um grande workflow que trata tudo como processos e serviços integrados.

A plataforma Pentaho, conhecida como Pentaho Open BI, é composta de aplicações open source para criação de soluções de Business Intelligence. Entre os módulos destacam-se:

 

  • BI Server: Front-end de interação com o usuário final. Provê dois “auto-serviços” conhecidos como PUC (Pentaho User Console) e PAC (Pentaho Administration User). O WAQR (Web AdHoc Query and Reporting) permite criação de relatórios on-line, via web, e o OLAP (On Line Analytical Processing) permite navegação através de níveis (nível agregado ao menor grão). E em se tratando de BI, o OLAP é o coração da análise e dá acesso aos relatórios publicados pelo Report Designer.
     

  • Report Designer: Esta ferramenta deve ser utilizada para criação de relatórios complexos. Quando for necessário criar relatórios mais interativos e elaborados esta ferramenta é a mais  adequada, pois fornece mais recursos que a ferramenta de geração de relatórios ad-hoc.
     

  • Design Studio: Esta é uma ferramenta que é baseada no Eclipse (API para desenvolvimento). Um ambiente de desenvolvimento de soluções avançadas de BI.
     

  • Aggregation Designer: Uma ferramenta gráfica que ajuda a melhorar a eficiência do cubo Mondrian, criando tabelas agregadas. Porém seu uso deve ter cuidados.
     

  • Metadata Editor: Ferramenta que mapeia os bancos de dados e seu conteúdo em uma visão de negócios a partir da qual usuários podem compor relatórios, via web, através do WAQR. Permite adição de uma camada de metadados a uma fonte de dados existente. Normalmente usada para produzir uma camada que facilita a criação de relatórios ou análises, porém seu uso não é obrigatório.
     

  • Pentaho Data Integration: Ferramenta ETL (antigo projeto Kettle), que permite acessar e preparar fontes de dados para análise, mineração e geração de relatórios OLAP. Ele é normalmente iniciado quando se quer preparar dados para análise.
     

  • Pentaho Schema Workbench: Uma ferramenta gráfica que realiza a criação de esquemas ROLAP para análise. Este é um passo necessário para preparar os cubos. Ele possui integração com BI Server e permite publicar o esquema desenvolvido diretamente nele.
     


Em breve será lançado outro artigo no BI NA PRÁTICA onde descrevo uma situação prática de desenvolvimento, mostrando com detalhes as etapas de um projeto utilizando Pentaho.

 

Para receber o aviso de disponibilização do artigo, inscreva-se AQUI.

 

Até lá!

© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados.