Arquitetura do Business Intelligence Por Diego Elias

Não há uma estrutura bem definida de arquitetura BI, pois ela pode ser implementada de várias formas. Muitas tecnologias podem ser utilizadas para conceber uma solução BI. Entre elas estão o Data Warehouse (DW), o Data Mart, ODS, Data Mining, ETL e etc.. Na verdade o conjunto é muito maior. A imagem abaixo ilustra um pouco a grande dimensão de um sistema BI:

Para o armazenamento das informações de uma estrutura de BI usa-se normalmente a tecnologia de Data Warehouse. Digo "normalmente", pois como disse no artigo O que é BI?, Business Intelligence é um conceito abstrato e não existe uma única forma de implementá-lo. O DW possui estrutura para armazenagem de grande volumes de dados. A partir dele podemos utilizar ferramentas de Data Mining e/ou OLAP.
 

O Data Mining possui um enfoque mais estatístico na detecção de tendência e padrões. Já o OLAP (On-line Analytical Processing), tem a capacidade de manipular as informações sobre múltiplas perspectivas. Seu foco é na apresentação de análises e relatórios que dão suporte a tomada de decisão. Essas tecnologias visam a organização, análise e consolidação de todos os dados que estão em diversos formatos e origens (XLS, ERP, TXT, CD, banco de dados, etc.), permitindo ao gestor da informação a tomada de decisão de forma precisa. Abaixo segue a imagem de uma arquitetura genérica de Business Intelligence:

 

Já se formos pensar em uma estrutura específica de BI, a arquitetura mais comum seria a composta pelo processo de ETL (Extração, Transformação e Carga), a tecnologia de DW (ou Data Mart) e ferramentas OLAP ou de mineração de dados (Data Mining). Demostro essa arquitetura com o seguinte diagrama:


 

Então amigos, espero que eu tenha deixado claro a vocês a arquitetura desse grande sistema que é o Business Intelligence. Qualquer dúvida, pode utilizar a parte de CONTATO para enviar e-mail diretamente a mim.

 

Inscreva-se AQUI para receber novos artigos, atualizações e novidades pelo e-mail.

 

Até a próxima!

© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados.